4 de dezembro de 2007

23 - CABALA

É muito raro encontrar tradições espirituais, religiosas ou filosóficas, e atualmente até científicas, que não apontam como imprescindível para nosso desenvolvimento, a gratidão e a nossa responsabilidade por tudo que nos acontece.

Já vimos textos antigos como a Tábua de Esmeralda, mas há outros mais antigos ainda, não tão populares, como uma obra do patriarca Abraão, escrita há mais de quatro mil anos. Chamada de ‘O Livro da Formação’, é considerada a primeira obra sobre a Cabala.

A Cabala se baseia em quatorze princípios, dentre eles:

O sexto, ‘Nunca, mas nunca mesmo, coloque a culpa em outras pessoas ou em eventos externos.’ Sem comentários, né gente?

O décimo primeiro, ‘Quando os desafios parecem insuperáveis, injete certeza. A Luz está sempre presente.’ Acredite e confie, o universo está trabalhando para trazer o que você confiou a ele. Espere e agradeça como se tudo já estivesse em suas mãos.

O décimo terceiro, ‘Todas as características negativas que você identifica em outras pessoas são simplesmente um reflexo de suas próprias características negativas. Somente consertando a si mesmo você pode mudar os outros.’ Lembrem-se do que aprendemos, só podemos mudar algo na medida que mudamos a nós mesmos.

Esse último, igual ao comentário do cabalista Mestre do Bom Nome: ‘Para que a pessoa que cometeu o erro corrija a si mesma, a pessoa que testemunhou o engano ou propagou o fato, deve antes fazer sua própria correção.’

A Cabala afirma que o universo físico foi nos oferecido pela Luz, para podermos desenvolver nossa natureza divina. Os problemas pelos quais passamos são oportunidades para analisarmos porque os atraímos, quais são as nossas dificuldades internas e corrigi-las.

Esse processo se chama Tikun. São situações por que passamos e que se repetem continuamente ou em diferentes fases da vida. Sabe aquilo que sempre te acontece? Sabe aquelas coisas que parecem acontecer sempre com as mesmas pessoas?

É a Lei da Atração, é uma mensagem para nos avisar que tem algo pendente dentro de nós e vai continuar a ser atraído até que seja completamente resolvido, até que não provoque em nós qualquer sentimento reativo.

Somos reativos quando nos identificamos com situações externas e quando pensamos somente em nós mesmos. São sentimentos de raiva, vingança, egoísmo, inveja...

Devemos lutar para sermos proativos, isto é, não reagir aos acontecimentos que nos cercam, aprender que ‘O VERDADEIRO INIMIGO É A SUA REAÇÃO, NUNCA O FATO OU O ACONTECIMENTO QUE A PROVOCOU.’

O fato se apresenta para treinarmos a não reação, pois é através da proatividade que podemos nos transformar, crescer, chegar à realização, ser a causa e não o efeito, entrar em contato com o superior e com a nossa alma.

Seja!!!

Cristtina Lopes


Entre em contato, pergunte o que quiser, envie sua data de nascimento e eu envio de volta o nome de seu anjo da guarda e outras coisinhas. Meu email: cristinalopesbh@yahoo.com.br