22 de setembro de 2007

1° - RESPONSABILIDADE TOTAL, LIBERDADE TOTAL

Para decidir com que artigo eu gostaria de inaugurar o meu, ou melhor, o nosso Blog dos Conscientes e Simpatizantes, fui voltando no tempo, recordando tudo que venho estudando e vivendo por tantos anos. Cada detalhe foi muito importante porque me trouxe pouco a pouco à pessoa que sou hoje. Tomei como amigos virtuais, pessoas que talvez nem saibam o quanto suas palavras e idéias ajudam mas separam um pouco de tempo para escrever sobre desenvolvimento pessoal, amor, relacionamentos...

Agora quero ser uma amiga também. Estou ansiosa para compartilhar lições e vivências com o mundo. Como acredito que acasos não existem mas a Lei da Atração sim, os artigos chegarão às pessoas que precisam de uma palavra ou de apoio e também aos simpatizantes, que são os que buscam mais conhecimento, espiritualidade, auto-estima, enfim, outras formas de cultura e de crescimento.

Na minha viagem no tempo, lembrei-me do meu “click”, do que me fez entender que o universo estava me mostrando o primeiro degrau da saída do fundo do poço. Li um artigo cujo tema é VOCÊ É RESPONSÁVEL POR TUDO QUE LHE ACONTECE. A partir daí, do momento que a profundidade disso entrou no meu coração com força, entendi o mundo, as pessoas, as coisas, a energia, a alegria, eu mesma e o que vinha a ser felicidade.

E é esse entendimento, eu garanto, o primeiro passo para que você seja bem sucedido em suas escolhas daqui para frente. Se você não consegue aceitar e entender isso, o seu boicote a você mesmo vai continuar, simplesmente porque vai buscar as soluções em outras pessoas e em outras coisas mas, tão certo como dois e dois são quatro, não vai encontrar. Tudo funciona de dentro para fora e não o contrário.

Outras pessoas são outras pessoas, não são você. Não há nenhum alguém no mundo que irá realizar todos os seus desejos e sonhos, atender a todas as suas expectativas, pensar da mesma forma ou fazer as coisas do jeito que você acha que deve. Ainda que houvesse, você poderia ter tudo e ainda não ser feliz, pois não são coisas ou pessoas que nos fazem felizes. Podem te trazer alegrias, participar da sua felicidade, enriquecer sua vida, mas não pense em colocar sua felicidade nas mãos de quem quer que seja, pois ela só pode ser encontrada dentro de você.

Temos que assumir a responsabilidade de 100% de tudo que nos acontece. 100%. Não há exceções. Essa é a base e a sustentação para o sucesso e prosperidade em qualquer área de sua vida. É a única coisa que nos faz entender que, se atraímos os eventos que vivenciamos atualmente, podemos influenciar e criar os eventos futuros fazendo com que eles sejam como queremos.

Parece um pouco pesado imaginar que somos responsáveis por tudo, principalmente se estamos vivendo coisas tristes que, temos certeza absoluta que as circunstâncias as causaram. Mas a responsabilidade é sua sim. Atraímos situações desfavoráveis quando não pagamos nossas contas, quando falamos mal de alguém ou fazemos críticas que nunca são construtivas, quando mentimos, quando não temos tempo para sair com amigos, filhos e esposos, quando não somos gratos pelo alimento, pela água quentinha do chuveiro, pelo teto que nos abriga, quando não fazemos o check up, quando gastamos nosso tempo preocupados com o que os outros pensam ou falam de nós.

MAS atraímos situações favoráveis quando dizemos a verdade, quando levamos alegria para quem precisa, quando criamos um ambiente de cooperação no trabalho, escutamos nossos filhos, amigos e companheiros, colocamos como metas o bem estar de todos os envolvidos em nossa prosperidade.

Fiquem tranqüilos, o efeito é totalmente libertador, pelo simples motivo de você entender que, se a culpa fosse de sua esposa, marido, filhos, chefe, etc, não seria lá nada bom porque você não tem controle sobre o que pensam ou fazem, então haveria sempre algo que você não gostaria que fosse daquele jeito. Mas, se é você o responsável, é o paraíso, porque você tem controle sobre seus pensamentos, atitudes e ações. E se não tem, pode aprender a ter.

O que interessa então é o que você vai fazer de hoje em diante. As perguntas têm que ser feitas a você mesmo.

O que fiz para que o resultado fosse esse? O que não fiz? O que eu poderia ter feito diferente? Procurei as pessoas certas? Quem eu deveria ter procurado? Quem não deveria? Eu disse algo que não deveria ter dito? Deixei algo por dizer? Qual deve ser minha reação a tal acontecimento? Que farei de agora em diante para obter das pessoas o resultado esperado? O que não farei?

Pense, analise e tome notas como se estivesse fazendo isso para outra pessoa, assim você não sentirá “peninha” de você mesmo, não ficará ofendido e não levará tudo para o lado pessoal ou sentirá uma rejeição que te afaste do propósito de se levantar e continuar, desta vez com a consciência de sua responsabilidade, o que fará toda diferença.

Permaneça em foco: tudo depende de mim!!! Só tenho que mudar minha atitude diante do que acontece. Tenho 2 opções, a primeira é continuar com o velho paradigma, culpar o governo, a chuva que não caiu, a chuva que caiu, o telefonema que não me retornaram, o dinheiro que estou devendo, o cliente que não pagou, a Margarete que não faz nada direito...

Ou pode tomar para si a responsabilidade de saber que a lei de causa e efeito/consequência é para tudo: palavras têm conseqüências, ações têm conseqüência, atitudes têm conseqüências e as conseqüências recairão sobre você e sobre o seu ambiente. Dê o primeiro passo, assuma sua vida, faça tudo para o bem de todos que te cercam e Faça com que suas experiências sejam as que você escolher.

Seja!!!

Cristtina Lopes

Entre em contato, pergunte o que quiser, envie sua data de nascimento e eu envio de volta o nome de seu anjo da guarda e outras coisinhas. Meu email: cristinalopesbh@yahoo.com.br

5 comentários:

Ricardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Assunto muito atual e polêmico. É bom que artigos como esse venham a esclarecer duvidas de pessoas que estão tentando entender e vivenciar a responsabilidade e liberdade. Que tal mais textos?

Fernando disse...

Acredito que esses ensinamentos quando vividos com sinceridade e aliados a uma auto-avaliação rigorosa são uma ferramenta poderosíssima pra evolucão humana. Parabens por se dedicar a questões tão importantes e fundamentais do ser humano. Estou contigo!

Ricardo disse...

Achei ótimo este artigo. Ficou um desejo de "quero mais" informações. Continue. Espero que muita gente leia.